Como vender

Onde vender suas milhas: comparativo da MaxMilhas e da Hot Milhas

Se você está pensando em fazer renda extra vendendo milhas já deve ter ouvido falar das duas mais conhecidas empresas que negociam milhas: a MaxMilhas e a Hot Milhas.

Principalmente para quem está começando a vender milhas não é muito fácil decidir entre as duas maiores empresas do segmento. Em um primeiro olhar elas são parecidas, mas quando se estuda os detalhes elas possuem diferenças importantes.

Fizemos uma tabela comparativa com um resumo das características principais de cada uma delas e mais a frente explicamos mais a fundo essas duas opções.

Comparativo entre a MaxMilhas e a Hot Milhas

Nesse comparativo vamos focar nos pontos mais desejados por quem vende milhas: características como valor pago no milheiro, prazo de pagamento, atendimento, facilidade de uso, entre outros.

EMPRESAS:MaxMilhasHot Milhas
Valor pago pelas milhas78
Controle de preço87
Prazo de pagamento89
Nota no Reclame Aqui97,4
Facilidade de uso87
Tempo de mercado610
Controle das milhas95
Suporte ao vendedor86
Confiabilidade108
Nota final7266,4

Vender para a MaxMilhas ou Hot Milhas?

Como você pode ver na tabela acima, as empresas são relativamente próximas naquilo que entregam aos vendedores de milhas, mas a MaxMilhas sai um pouco a frente.

Vamos entender em detalhes cada um dos pontos comparados?

Valor pago pelas milhas

Eu não sei você mas eu sempre gostaria de vender minhas milhas por ao menos um pouco mais do que ambas as empresas pagam, por isso não dei nota 10 para nenhuma delas.

Ao mesmo tempo a verdade é que muitos vendedores falam “eu poderia ganhar muito mais vendendo sozinho, essas empresas ficam ganhando em cima de mim”. Para quem realmente acha que consegue fazer o trabalho que as duas empresas fazem sozinho: boa sorte!

Mas como assim? Honestamente eu já tentei atender clientes diretamente, eles pedem várias cotações para fechar muito poucas, dá muito trabalho. Além disso, as empresas investem pesado em marketing para atrair compradores de passagens aéreas, algo que eu já mais conseguiria fazer sozinho.

Por causa disso, eu parei de reclamar de não poder vender minhas milhas por um valor mais alto.

Dito isso, vamos ao que interessa: quem paga mais?

Na verdade as duas empresas pagam um valor de milheiro muito próximo, mas a Hot Milhas às vezes paga um pouco mais. Isso acontece também porque ela não oferece algumas flexibilidades importantes, que discutiremos mais a seguir.

Controle de preço das milhas

Na MaxMilhas nós, os vendedores de milhas, podemos determinar o valor que queremos receber a cada mil milhas (milheiro), dentro de algumas restrições mínimas e máximas. É uma plataforma mais aberta.

Já na HotMilhas são eles que definem os preços, o que eu acho ruim.

Pela MaxMilhas eu posso vender um pouco mais barato se estiver querendo vender rápido e mais caro (muitas vezes até mais alto que a HotMilhas pago) se eu estiver disposto a esperar um pouco mais para vender.

Prazo de pagamento da venda das milhas

A HotMilhas tem uma vantagem aí ao meu ver: ela tem duas opções de prazo de pagamento das milhas que são vendidas para ela.

Você pode escolher pelo pagamento antecipado, onde eles pagam menos que a MaxMilhas mas te pagam rápido, logo após aprovarem sua venda. Ou pode optar pelo pagamento agendado, onde pagam em até 22 dias após aprovarem sua compra (é nessa modalidade que eles às vezes ganham da MaxMilhas em preço).

Já na MaxMilhas eles possuem um único modelo: pagam por suas milhas em até 20 dias após a venda das milhas. Por experiência própria adianto que normalmente acabam pagando um pouco antes desse prazo.

A Hot então paga o lote inteiro das milhas, enquanto a Max paga aos poucos conforme as emissões vão acontecendo. Isso também é algo que eu acabo gostando mais na HotMilhas, por isso a nota mais alta, além de eu poder escolher entre os dois modelos.

Nota no Reclame Aqui

É muito ruim ter um problema e alguém não te atender bem, né? Nisso a MaxMilhas realmente leva a melhor: eles têm a melhor nota do Reclame Aqui e isso demonstra o quão preocupados são com os clientes e com os vendedores de milhas.

Não que o atendimento seja perfeito, às vezes demora muito para conseguir falar com alguém, pelo chat então nem se fala, mas…a verdade é que eles cuidam bem de todos e se esforçam bastante e isso se reflete na nota que possuem no Reclame Aqui.

Facilidade de uso

Eu acho a MaxMilhas um pouco mais fácil de usar porque a HotMilhas é burocrática, principalmente na primeira vez que você vende milhas lá. Eu queria poder resolver tudo pelo site deles, sabe?

A MaxMilhas vem melhorando bastante o painel para vendedores, com relatórios, ranking e muitas informações relevantes. Também estão investindo em opções mais avançadas que facilitam muito nossa vida.

Tempo de mercado

A HotMilhas é mais antiga, segundo o site deles existem há 10 anos no momento em que estou escrevendo esse artigo.

Já a MaxMilhas foi fundada em 2013, mas nem por isso é menos relevante. Na verdade hoje ela já parece ser consideravelmente maior que a HotMilhas.

Controle das milhas

Aqui está um ponto em que a MaxMilhas é muito melhor que a Hot Milhas: eles possuem controle de média de milhas por emissão, enquanto a Hot Milhas compra sua conta inteira e não se preocupa em nada com seus limites de emissão.

Isso faz uma diferença brutal para quem quer vender milhas, principalmente agora que os programas de fidelidade estão limitado emissões no ano.

A MaxMilhas torna possível controlar para quantas pessoas eu quero emitir passagens e, com isso, consigo não ter problemas com meu limite de emissões da Multiplus e da Smiles. Para a Tudo Azul isso também me ajuda a escolher quantas milhas, em média, quero ter por emissão, otimizando meus ganhos.

Suporte ao vendedor

Acho que as duas empresas poderiam melhorar nesse sentido, tendo equipes mais especializadas, atendimento mais rápido, se possível pelo WhatsApp e um telefone exclusivo etc.

De todo modo, a MaxMilhas acaba atendendo melhor que a Hot Milhas.

Confiabilidade

Já ouvi relatos de erros de ambas as empresas: algumas pessoas falam que tiveram problemas na quantidade de milhas usadas ou no cálculo dos valores pagos, mas a minha experiência é que a MaxMilhas sempre resolve.

Já a HotMilhas…muitas vezes mudam o valor da cotação depois de já termos negociado, usam conta até passar do limite de emissões em alguns casos, atrasam pagamento (é raro mais acontece).

Minha escolha final: MaxMilhas

Não é que eu sempre venda na MaxMilhas. Às vezes eu quero vender mais caro ou preciso do dinheiro mais rápido, aí vou de Hot Milhas.

Mas diria que 90% das minhas milhas são vendidas na MaxMilhas. Confio mais neles, acho que investem com seriedade no mercado, eu só realmente gostaria que eles deixassem o preço mais aberto e tivessem opção de pagar adiantado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios