Como vender

Pontos ou milhas?

Será que pontos ou milhas significam a mesma coisa?

Há muitos anos atrás os pontos dos programas de fidelidade de companhias aéreas eram chamados de “milhas”, por fazer alusão às milhas percorridas pelos aviões. Nos EUA a métrica de distância é dada por milhas, diferente do Brasil que medimos a distância em quilômetros.

Como os programas de fidelidade das cias aéreas começaram por lá, eles vieram para o Brasil com o nome de “programas de milhagem” no começo e os pontos adquiridos através deles se chamavam “milhas”.

Mas o mercado de pontos cresceu muito no Brasil e com isso os nomes também foram mudados.

Como o cartão de crédito não percorre distâncias, os pontos adquiridos nele, que posteriormente podem ser transferidos para programas de milhagem, começaram a ser chamados simplesmente de pontos.

Outros programas de fidelidade, não ligados diretamente à cias aéreas surgiram, como é o caso do Dotz e do Netpoints.

Também surgiram programas ligados a outras redes, como o Premmia, da Petrobrás, e o KM de Vantagens, da rede de postos Ipiranga.

Além disso, alguns programas de fidelidade ligados a companhias aéreas também mudaram a nomenclatura de milhas para pontos, como é o caso do TudoAzul.

Qual a diferença de milhas e pontos para a venda?

O que você precisa entender é que os pontos que possuem valor para venda hoje em dia são os pontos que podem ser convertidos em passagens aéreas.

Isso porque as passagens aéreas possuem valor no mercado e as empresas que negociam pontos os transformam em passagens emitidas para alguém que está comprando passagem na outra ponta.

Por isso elas te pagam um valor pelos seus pontos.

Então não adianta acumular pontos em programas que não te permitem transferir os mesmos para os programas de fidelidade que emitem passagens.

Quais pontos e milhas devo acumular para vender?

De forma prática, então, você deve acumular pontos (sejam eles com qualquer nomenclatura escolhida pelas empresas) que podem ser transformados em pontos principalmente da Multiplus, da Smiles, do TudoAzul e outros de companhias aéreas internacionais.

O KM de Vantagens, do Ipiranga, por exemplo, permite transferir seus KMs (como são chamados os seus pontos) em Pontos Multiplus.

A Livelo, programa de vantagens do Banco do Brasil e do Bradesco, permite a transferência para Smiles, Multiplus, TudoAzul e também para programas internacionais como o da TAP Miles&Go e Iberia Plus.

Menu de transferência da Livelo
Menu da Livelo com programas de cias aéreas disponíveis

Como transformar pontos em milhas?

Enquanto os pontos estão no seu cartão de crédito eles são normalmente chamados de “pontos”. Você não vende diretamente os pontos do seu cartão, você primeiro deve transformá-los em milhas ou pontos dos programas que mencionamos.

Para fazer isso cada cartão tem um processo. Você pode ligar para o telefone do seu banco ou telefone do seu cartão de crédito e se informar sobre como proceder.

A maior parte dos cartões de crédito já possui um site e/ou aplicativo do programa de fidelidade próprio que te permite se cadastrar e consultar seu saldo bem como ver as opções disponíveis para troca.

A partir daí basta acessar esse site e selecionar para qual programa você deseja converter seus pontos. Após terminar todo o processo os pontos devem cair no programa de fidelidade que você escolheu e, a partir daí, você pode cadastrá-los para venda.

Para quem é Cliente do Banco do Brasil ou do Bradesco, o site é o da Livelo.
Para quem é Cliente do Santander, o site é o Santander Esfera.
Para quem é Cliente do Itaú, o site é o do Itaú Sempre Presente.

No fim das contas não importa o nome da pontuação, nem mesmo se ela é chamada de milhas ou pontos, o importante de você entender é que para vendê-las elas precisarão estar em um dos programas que tem suas milhas comercializadas, sendo que os principais do Brasil são Multiplus, Smiles e TudoAzul.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios